O termo de adesão ao Sistema Estadual Público de Emprego, assinado pelos prefeitos durante o II Encontro dos Prefeitos do Estado de Mato Grosso, garante a criação das Agências Municipais de Emprego em todo o estado. A parceria entre Governo Estadual e a AMM possibilitará a integração das prefeituras a um único banco de dados com as informações de emprego.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, José Rodrigues Rocha Jr., o SETE facilitará o encaminhamento de trabalhadores ao mercado de trabalho. “Atualmente o papel de atender a demanda de mão de obra nos municípios é limitado ao Sine, que esta presente em apenas 15% dos municípios do estado. Com o SETE toda prefeitura poderá ter sua própria agência de empregos e usufruir das informações em rede”, disse ele.
Segundo o secretário adjunto da Setec o SETE nasce da necessidade de atender melhor a demanda de emprego em Mato Grosso, não comportada pelo Sine, Sistema Nacional de Emprego. José Rodrigues Rocha explica que o governo federal reduziu em 1,15% esse ano os recursos destinados ao Sine no estado de Mato Grosso.
Segundo dados da Setec quase 19 mil pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho em 2004. Mas o Sine apresentou uma oferta de 41 mil vagas, o que mostra a necessidade de se criar um mecanismo que propague a informação e facilite a intermediação de mão de obra nos municípios. “Esse serviço vai evitar também que as empresas e até mesmo o poder público traga para o estado caminhões de trabalhadores vindos de outros lugares e que acabam ocupando as vagas que deveriam ser de trabalhadores daqui”, pondera.
A meta do SETE é recolocar no mercado, 200 mil trabalhadores até 2006. Para tanto a Setec e Amm estão contratando uma empresa de assessoria que ficará responsável por elaborar, implantar e executar o projeto de criação do SETE. A maior parte dos recursos serão disponibilizados pelo Governo do Estado e AMM. A Associação dos Municípios cabe ainda disponibilizar espaço físico as prefeituras e suporte aos municípios. Esses, por sua vez, deverão investir 7 mil reais para a implantação da agência municipal e arcar com um custo mensal de R$ 1.700,00.