Cerca de 20 prefeitos cobraram hoje, do vice-governador Silval Barbosa, a entrega das patrulhas rodoviárias para os consórcios intermunicipais, óleo diesel, transporte escolar, estudo visando a redistribuição do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e agilização na liberação das Licenças Ambientais por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de forma que não corram risco de perder recursos. “Vamos trabalhar, ver o que é possível fazer”, salientou o vice-governador, que prometeu sentar com a equipe técnica. Em julho, Silval havia previsto que o governo compraria pratrulhas com caminhões, patrol e retroescavadeiras.
Antes, o grupo se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa para discutir mudanças o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab). Os gestores municipais buscam um fundo único que atenda o Estado e ainda os municípios. Eles também levaram reivindicações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente à Lei de Responsabilidade Fiscal e a Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic).
Participaram da reunião os prefeitos de Terra Nova do Norte, Alta Floresta, Vale de São Domingos, Alto Araguaia, Itiquira, Nova Brasilândia, Nortelândia, Torixoréu, Rosário Oeste, Colniza, Barão de Melgaço, Novo Santo Antonio, São Pedro da Cipa, Porto Estrela, Jauru, e Salto do Céu, além de presidentes de Câmara de Vereadores. A maioria das reivindicações é oriunda dos municípios da Região Araguaia.