Os prefeitos dos municípios contemplados com os maquinários entregues pelo governador Mauro Mendes, na nesta sexta-feira, são importantes para obras e manutenção de estradas e garantir o direito de ir e vir dos seus moradores. O prefeito de Campo Verde (140 km de Cuiabá), Alexandre Lopes, explica que sua cidade tem mais de 3 mil quilômetros de estradas vicinais e sete assentamentos. Por isso, a motoniveladora vai ajudar muito os moradores da Zona Rural. “Agora vamos poder fazer a manutenção em curto espaço de tempo e melhorar os acessos nos assentamentos”, afirmou.
Ele avalia que a gestão de Mauro está sendo muito sensível, principalmente com o pequeno produtor e com os assentados. “Demonstra que o Governo entende não só de finanças e de gestão, mas também tem um sentimento voltado às pessoas do campo. O Governo consegue estender o braço em todas as áreas que os municípios precisam”, afirmou.
O prefeito de Araputanga (337 km a Oeste de Cuiabá), Enilson Rios, afirmou que a entrega das máquinas ajuda os municípios pequenos, que têm arrecadação muitas vezes prejudicada, principalmente em momentos como o da pandemia da Covid-19. A opinião foi compartilhada pelo prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, contemplado com uma motoniveladora neste ano. “Uma máquina dessas para um município como o nosso vem ajudar a manter as estradas patroladas e a manutenção em dia”.
Contemplado com uma motoniveladora, o prefeito de Porto Esperidião (322 km a Oeste da capital), Martins Dias de Oliveira, explicou que sua cidade tem 3.800 km de estradas e estava com um maquinário muito antigo. “Só tenho a agradecer. Tenho certeza absoluta que esse maquinário vai ser bem aproveitado, vai ser feito tudo que o nosso povo almeja: estradas para eles levarem suas mercadorias do lugar da colheita até o lugar da venda. Esse dia de hoje vai ser inesquecível para o nosso município de Porto Esperidião”.
No município de Cáceres, que recebeu uma escavadeira, o maquinário vai fazer a diferença. “Através da gestão que foi realizada durante todo esse período, agora é o momento de fazer chegar os recursos lá na ponta, transformando em benefícios lá no município”, disse a prefeita Eliene Liberato.
Ao todo, 69 municípios foram beneficiados com o maquinário entregues nesta etapa. Em Junho, mais 97 maquinários foram repassados para 21 prefeituras e 14 consórcios e associações. O investimento total do governo estadual, através da secretaria de Infraestrutura, é superior a R$ 100 milhões. Outras máquinas devem ser distribuídas até dezembro.