Municípios da região Norte dão hoje, o pontapé para a regularização ambiental no setor agropecuário e conseguirem o ‘selo verde’ para entrada no mercado externo. O pacto ambiental, que define uma série de ações para a solução dos passivos, será assinado hoje, por prefeitos de 13 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires.
O plano começou a ser discutido no ano passado, seguindo a iniciativa de Lucas do Rio Verde, que desenvolve, desde 2006, um projeto, denominado ‘Lucas do Rio Verde Legal’, que tem como principal objetivo a regularização do setor.
A proposta foi adequada de acordo com a realidade de cada município. Uma das ações iniciais prevista no projeto é a regularização das áreas de preservação permanente (APPs). Somente em Lucas do Rio Verde, são cerca de 700 propriedades.
Os prefeitos também buscam parcerias para viabilizar recursos que serão necessários para o levantamento dos passivos. Um dos passos é a aquisição de imagens de satélite das áreas para saber os reais limites, bioma e irregularidades.
Recentemente, a ong TNC anunciou a liberação de US$ 200 mil para o consórcio, que serão destinados à elaboração da base cartográfica (nos modelos orientados pela Sema e Intermat).
O encontro será em Lucas do Rio Verde, são esperados prefeitos de Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, entre outros.