sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Prefeito vai a Portugal tentar inserir Feliz Natal em rota turística

PUBLICIDADE

O prefeito de Feliz Natal, José Antonio Dubiella (PSD) está em Portugal onde se reunirá com autoridades para discutir novos caminhos a serem abertos para a integração entre a Europa e a região Amazônica brasileira e apresentará exposição fotográfica para o município ser inserido no roteiro turístico dos europeus, considerando que tem dezenas de aldeias indígenas e pousadas. "No exterior, queremos ser referência a outros municípios com bons exemplos, tenho certeza que nesta mostra despertaremos nosso potencial no ecoturismo e a importância das culturas indígenas, o reflexo vem somente para agregar valor a nossa economia local, com atração de nova fonte de renda", explicou Dubiella. Ele esta acompanhado do fotografo José Medeiros que apresentará a mostra Viva Xingú.

O convite para participar deste evento internacional surgiu após o fotografo ser premiado por diversas vezes, com fotos inclusive do Parque do Xingu.

Depois de levar o nome de Feliz Natal no Amazónia Festival em terras portuguesas, uma agenda cheia o espera no Brasil: o novo desafio do fotógrafo responde pelo nome de "Olhar Indígena", projeto que visa capacitar índios da etnia Ikpeng, da região do Vale do Xingu, para tornarem-se profissionais de fotografia.

Sua proposta, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Feliz Natal, e será desenvolvida por dois anos. Uma das iniciativas que constituem o projeto é, inclusive, a preparação de grandes painéis com as imagens captadas pelos fotógrafos indígenas, a serem espalhados pela cidade de Cuiabá, uma das capitais brasileiras a sediarem a Copa do Mundo de 2014.

O objetivo é revelar o olhar do índio sem intermediários, de forma que possa contar a própria história. "O que esse olhar pode nos ensinar?", indaga Medeiros. Estes e outros exemplos revelam uma teia de olhares, pessoas, culturas e cenários que se entrelaçam sinuosamente, como os densos rios que serpenteiam pelos mais de 6 milhões de quilômetros quadrados da própria Amazônia.

O Xingu abrange 44,92% do Município de Feliz Natal, está constituído em uma reserva Federal criada em 1961. Está situada ao Norte do Estado de Mato Grosso, compreendendo os Municípios de São Felix da Araguaia; São José do Xingu; Querência; Canarana; Gaúcha do Norte; Nova Ubiratã; Feliz Natal e Marcelândia.

O vice-prefeito, Lauri Gomes de Oliveira, (PV), assumiu a prefeitura até a próxima segunda-feira (10).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE