O prefeito Hemerson Máximo (Maninho) se reuniu, hoje, em Cuiabá, com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Augusto Rover e garantiu a instalação das 96 câmeras de monitoramento no centro, bairros e setor industrial. A previsão é que sejam colocadas em três meses e passam a reforçar as ações e medidas de segurança proporcionando para a polícia monitorar veículos que entram e saem do perímetro urbano, pessoas em atitudes suspeitas, identificar autores de crimes e agilizar o envio de policiais para atender as ocorrências.
O mapeamento de pontos estratégicos onde serão instaladas as câmeras de monitoramento em Colíder foi realizado, semana passada, com a Polícia Civil. Parte das câmeras será colocada nas proximidades da rodoviária, praças e escolas. 83 câmeras são fixas e 6 móveis, que conseguem abranger 360º graus de imagem com captura de tela em alta definição, além de 6 câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) que permitem leitura de placas de veículos.
“Queremos deixar os moradores mais seguros ao transitar pelas ruas e comércios sabendo que estão sendo vistos por câmeras móveis, que serão instaladas em áreas comerciais e nos principais pontos de ocorrência de problemas”, disse o prefeito.
Maninho acrescentou que o avanço na segurança é fruto da parceria do governo estadual com a prefeitura e também será implantado um centro de operações e acessado de forma integrada por todas as forças de segurança do município. “Com o apoio do nosso governador Mauro Mendes, que por meio do secretário, coronel Roveri, e adjunto, coronel Cláudio Fernando, teremos em breve a instalação destes equipamentos”, afirmou o prefeito.
O deputado estadual Beto Dois a Um articulou a audiência do prefeito e o secretário de Governo Ed Motta, na secretaria de Segurança. Ed explicou que os equipamentos, quando entrarem em funcionamento, poderão ser acessados também pelas forças de segurança do Estado, por meio do projeto Vigia Mais MT.