O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, buscará com a visita de um grupo empresarial iraniano, que deve ocorrer esse mês, potencializar a venda de carne e, consequentemente, aumentar o número de empregos nos frigoríficos do município, refletindo diretamente na economia local. Os iranianos estarão em Mato Grosso em busca de soja, milho e a carne brasileira para o país deles.
“Estamos no centro de Mato Grosso. Tudo que vem agregar nós importa. O que nos interessa também é a carne. Transformar proteína vegetal em proteína animal vai ser a grande jogada de Sorriso e da região. Isso agrega valor e mais empregos. O corte no frigorífico é nossa meta. Muito mais vender a carne que o grão. O grão se permanecer aqui, ser industrializado como as indústrias de milho estão fazendo, automaticamente a gente agrega valor, gera emprego. É interessante vender a carne para o exterior”, disse o prefeito, em entrevista, ao Só Notícias. Sorriso tem frigoríficos de aves e suínos.
Além da carne, a expectativa é ampliar as relações comerciais para que o Irã compre mais soja, milho e demais produtos (em janeiro o Irã foi o terceiro maior comprador de milho de Mato Grosso). “O que eles querem, é o que temos. É soja, grãos, nosso milho, nossa carne. Em contrapartida, querem vender ureia. Estamos aguardando todo tipo de comércio que venha a potencializar ainda mais nossos produtos, estamos aqui para fazer gestão e aproximar Sorriso do mundo. Temos produto para alimentar o mundo e queremos vender para o mundo, que seja iraniano sem problema algum”.
O grupo também estará em Lucas do Rio Verde. O prefeito Miguel Vaz destacou que será uma ótima oportunidade de os empresários da região ampliarem negócios e prospectarem novos investimentos como venda de carne de frango.