O prefeito de Claudia, Altamir Kurten, informou hoje, ao Só Notícias, que está fazendo um diagnóstico da estrutura atual da saúde pública municipal e pretende implantar, até o final do semestre, um plano para proporcionar atendimentos, no município, de alguns casos de média e alta complexidade. A intenção é reduzir o número de pessoas encaminhadas aos hospitais regionais em Sinop e Sorriso. "Queremos ter em Claudia especialistas em pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia e, inicialmente, estamos avaliando firmar convênios para que os atendimentos sejam feitos no nosso município, com consultas, exames e outros procedimentos", explicou.
"Estamos levantando o valor que vamos investir e discutindo o melhor modelo para colocar em prática essas ações. É possível otimizar o valor que está sendo aplicado atualmente e proporcionar maior número de atendimentos no nosso município ao invés de enviar pacientes aos hospitais regionais", adiantou Kurten. O diagnóstico deve ficar pronto nos próximos dias e a intenção é aplicar em medicamentos, consultas, exames os valores que hoje são gastos com transportes de pacientes. Claudia está a 80 km de Sinop e, Sorriso, a 160km.
O prefeito também informou que mandou fazer, emergencialmente, tapa buracos na MT-429, de acesso a Marcelândia e na Estrada Valdinere, que dá acesso a várias fazendas e um assentamento. Até a próxima semana o trabalho deve ser concluído. "O estado destas duas estradas ja era preocupante por conta de vários trechos ruins. É um trabalho emergencial para garantir o tráfego de caminhões durante o arranca safra", disse.