O Sindicato dos Servidores Municipais decidiu suspender o manifesto iniciado hoje e que terminaria amanhã, após uma comissão ter se reunido, há cerca de duas horas, com o prefeito Juarez Costa, e obtido a promessa que será feito estudo de impacto financeiro na folha salarial para avaliar a possibilidade da prefeitura pagar adicional de 2% sobre os salários de funcionários concursados. A informação é do presidente do sindicato, Adriano Peroti. Depois do estudo, com previsão de ser feito em 90 dias, deve ser implantada a bonificação para os funcionários, que será por tempo de trabalho. O funcionário que trabalha há 10 anos, por exemplo, terá 20% de adicional. Os que trabalham há 5 anos terão 10%, ou seja 2% ao ano referente a todos os anos que não foi pago o adicional. Os critérios ainda serão definidos.
De acordo com o presidente, Juarez também confirmou que os materiais que faltam em órgãos públicos municipais para os servidores trabalharem e atender a população está sendo providenciado. “Com relação ao dia de paralisação o servidor público pode ficar despreocupado porque o prefeito afirmou que não será descontado na folha de pagamento. O que é nosso direito”, afirma. Os postos de saúde, escolas e creches ainda estão fechados e a categoria retoma as atividades normais amanhã. Os servidores terão 6.48% de reajuste (já aprovados na câmara) sobre a folha de junho. O sindicato reivindicava 15%.
Hoje de manhã, cerca de mil servidores (segundo a Guarda de Trânsito) fizeram passeata no centro da cidade e se concentraram em frente a prefeitura onde houve discursos de líderes do sindicato criticando a prefeitura. Ontem, o prefeito Juarez Costa acionou a justiça para tentar impedir o manifesto de dois dias, mas a justiça considerou legal o manifesto por melhores salários e condições de trabalho, desde que fosse respeitada a lei mantendo 30% dos serviços sendo prestados. O sindicato montou barracas em frente a prefeitura onde fixaram faixas com suas reivindicações e apontando falta de estrutura no Pronto Atendimento e escolas.
(Atualizada às 14:50h)
Leia ainda
Sinop: servdores municipais querem mais condições de trabalho, diz sindicato
Servidores em Sinop protestam em frente a prefeitura por melhores salários