O prefeito Adriano Pivetta e o vice-prefeito Leandro Félix confirmaram, ontem, após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Nova Mutum a liberação de missas, cultos e demais atividades religiosas, de parques praças públicas, em conformidade com o decreto do governo do Estado, que foi publicado na última quarta-feira.
Em relação às atividades de cunho religioso, foi orientado que os templos e similares disponibilizem locais para higienização de mãos e distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas. Ficou acordado entre a prefeitura, Ministério Público, Conselho de Pastores, Igreja Católica e a câmara de vereadores que cada templo funcionará com 50% da sua capacidade em cada celebração. É permitido mais de uma celebração diária desde que os líderes providenciem a higienização das cadeiras.
Pivetta afirmou ser sabedor da importância da fé nesses momentos de crise. “Somos sabedores da importância da fé, muitas pessoas estão passando por crises emocionais em consequência das adversidades geradas nesta crise, e as igrejas tem um papel fundamental, como os casos de Coronavírus estão controlados em nossa cidade e seguindo as determinações do estado, liberamos as igrejas para fazerem suas programações, claro que obedecendo as regras de higiene e outras situações que ficaram acordadas entre nós”.
Ele destacou ainda que foi necessário esse momento de isolamento, uma vez que os municípios brasileiros foram pegos de surpresa quanto à pandemia do novo Coronavírus. “Tivemos que tomar algumas medidas diante dessa situação, mas obversamos que foram medidas necessárias, até agora apenas 01 caso foi registrado em nossa cidade, inclusive a pessoa já está curada, por isso, estamos seguros para tomar essas decisões de flexibilidade”.