O projeto reajustando em 7,64% os salários dos servidores da educação de Colíder (158 quilômetros de Sinop) foi definido durante uma reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e o prefeito Noboru Tomiyoshi (PSD). A previsão é a de que os vereadores aprovem a matéria na próxima semana. O reajuste será aplicado retroativo a janeiro deste ano.
“Este reajuste está de acordo com o piso nacional e já estávamos debatendo este valor desde o início do processo de transição. Como antecipamos esta discussão, conseguimos adiantar o projeto que é um direito da categoria. Fizemos um estudo e concedemos o reajuste dentro do que era possível. Temos que entender que é necessário estes reajustes, pois o poder de compra diminuiu. O projeto está em análise na câmara”, disse Noboru, ao Só Notícias.
O prefeito ainda deve avaliar a decisão de reajuste de 6% de ganho real acima da inflação ao piso salarial dos profissionais da educação até 2021. Regularização da tabela salarial com pagamento imediato da defasagem salarial de 17,54% para os profissionais no cargo de técnico em desenvolvimento infantil, apoio e técnico administrativo educacional. Além disso, ampliação dos investimentos na educação básica pública de 25% a 30%.