O delegado Claudemir Ribeiro de Souza, prendeu, neste domingo, o prefeito de Tabaporã (150 km de Sinop), Percival Cardoso (PPS) e o secretário municipal de Obras, Walmir Barreto, acusados de cederem um caminhão basculante e uma pá-carregadeira da refeitura para serem feitos trabalhos em propriedade privada. Os dois foram conduzidos à delegacia depois que o delegado foi ao local onde os maquinários estavam trabalhando, bem como dois funcionários da prefeitura. Fica a cerca de 13 km da cidade.
Claudemir recebeu denúncias de vereadores e foi até o local onde constatou a ação ilegal. Percival e Walmir prestaram depoimentos e não foi confirmado se foram liberados. As dezenas de ligações feitas por Só Notícias na delegacia municipal de Tabaporã não foram atendidas.
Os dois podem ser indiciados no crime de peculato, onde o servidor se apropria de forma indevida de um bem público para benefício próprio é inafiançável e a pena pode chegar a 12 anos de prisão. O motorista e o operador de máquinas devem responder em liberdade.
A assessoria do prefeito ainda não se manifestou sobre o assunto. Como a denúncia partiu de vereadores, é provável que, esta semana, seja criada comissão parlamentar para investigar o caso.
O inquérito policial deve ser encaminhado ao judiciário.