O prefeito de Itaúba (104 quilômetros de Sinop), Antônio Ferreira de Oliveira (PDT) baixou novo decreto com medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid. O documento tem vigência pelos próximos 15 dias. Entre as determinações, está o fechamento de bares, botecos, bochas e distribuidoras de bebidas.
O gestor também proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais, tais como mercados, dentre outros. A realização de missas e cultos está proibida durante o período. Vendedores ambulantes também não podem atuar pelos próximos 15 dias.
Também foi definida a proibição de festas, reuniões, confraternizações, happy hours, e qualquer outro evento que possa acarretar aglomerações de pessoas no âmbito particular. Além disso, o funcionamento de academias também não é permitido, bem como ficam suspensas as atividades esportivas, caminhadas e até pedaladas ao ar livre.
O prefeito ainda proibiu a permanência de pessoas no Parque Natural, localizado na rua Nonobeck, na região central. Por outro lado, a feira do produtor poderá funcionar, mas fica proibida a disponibilização de mesas e cadeiras, bem como consumo no local, sendo permitido aos consumidores apenas adquirir os produtos e não permanecer no recinto.
Já as farmácias, serviços de saúde, hospedagem e congêneres, imprensa, transporte coletivo, transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, funerárias, postos de combustíveis (exceto conveniências), as indústrias, atividades de colheita e armazenamento de alimentos e grãos, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, manutenção e fornecimento de energia, água, telefonia e coleta de lixo e as atividades de logística de distribuição de alimentos não estão inclusas nas restrições, como prevê o decreto estadual.
No período, todos os órgãos da administração pública direta e indireta trabalharão em regime de tele trabalho. Já o laboratório municipal Benedito Mesquita e a farmácia básica terão atendimento ao público das 7h às 11h, e à tarde ficarão em regime de plantão. O Centro de Reabilitação Estrela da Manhã manterá regime de tele trabalho. Os servidores da estratégia saúde da família terão atendimento somente em caráter de urgência e emergência.
Itaúba registrou, desde o início da pandemia, 631 casos confirmados da doença. Destes, 39 estão ativos, nove hospitalizados e 574 recuperados. Outros nove pacientes não resistiram às complicações e morreram. No sábado, foi enterrado em Itaúba o ex-prefeito Raimundo Zanon, 64 anos, que estava hospitalizado em Sinop lutando contra a Covid.
Esta semana o prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, suspendeu aulas na rede particular e venda de bebidas alcoólicas para serem consumidas em bares, lanchonetes e restaurantes, só podendo consumi-las em casa.