PUBLICIDADE

Prefeito no Nortão critica Defesa Civil pela demora em liberar recursos emergenciais

PUBLICIDADE

O  prefeito de Nova Maringá, João Braga Neto, considerou "decepcionante" o posicionamento do secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, que não tem prazo definido para liberar recursos aos municípios mato-grossenses que decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas no primeiro trimestre ficando com estradas e ponts danificados, dentre outros problemas. "A resposta foi que ainda estão analisando os decretos de emergência de 2013 e não conseguirão analisar nossos processos até novembro. Mas em novembro meu município estará ilhado de novo”, disse Neto, ao Só Notícias.

Nova Msringá, que fica próxima a Nova Mutum, quer R$ 900 mil para recuperação de quatro pontes nas MTs 160 e 488 que foram parcialmente danificadas e construção de quatro totalmente destruídas. A “Ponte de Pedra”, que tem uma extensão de 50 metros e dá acesso ao município de Campo Novo do Parecis, foi interditada.  Foi necessário fazer um desvio por fazendas, ampliando o percurso em mais de 30 Km.

O excesso de chuvas ainda ocasionou outros problemas como atoleiros e erosões. O prefeito salientou que recebeu R$ 96 mil para os recursos emergenciais, mas a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto ainda está apenas no projeto, aguardando os recursos da Defesa Civil.

O deputado Nilson Leitão (PSDB), que participou com os senadores Cidinho Santos (PR) e Pedro Taques (PDT) da audiência com Adriano e dezenas de prefeitos, apresentou hoje na Câmara um requerimento em que convoca o Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para prestar esclarecimentos acerca da situação de emergência em Mato Grosso.

Ao todo são 44 municípios que foram afetados pelas chuvas em Janeiro deste ano e até o momento não tiveram seu pleito acolhido. Alguns desses municípios ainda se encontram isolados ou com o acesso dificultado, o que prejudica o atendimento a saúde, atrapalha a educação, além de impedir os atendimentos básicos que primam pela qualidade de vida da população.

(Atualizada às 14:55h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE