Um dos principais nomes para disputar o governo do Estado em 2014, o empresário Eraí Maggi que apareceu como opção na sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB) continua sendo assediado por partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff e outros de oposição como o PSB, que segundo Mauro Mendes, prefeito de Cuiabá, seria muito bem vindo e engrandeceria a disputa das eleições de 2014.
Eraí que está em Brasília desde ontem e acompanhará juntamente com o senador Blairo Maggi (PR) a ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, participará do lançamento oficial do plantio da safra de soja em Mato Grosso. Todos estarão na abertura da 2ª Edição do Projeto Soja Brasil na sede da Embrapa Agrossilvipastoril para participar de debates sobre os desafios tecnológicos relacionados ao agronegócio: produtividade, expansão da soja em áreas de pastagem e o combate a novas pragas e doenças.
A área plantada com soja no Estado deve chegar a 8,28 milhões de hectares, um incremento de 4,9% em comparação a safra passada quando foram semeados 7,89 milhões. Se o clima colaborar, os mato-grossenses poderão colher até 25,28 milhões de toneladas, superando os 23,59 milhões da safra 2012/13.
Até agosto o Brasil já havia registrado um novo recorde histórico na exportação de soja, tendo vendido até agora nada menos que 34,916 milhões de toneladas, contra o total de 32,985 milhões de 2011.