O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) afirmou, durante o Workshop de Arborização Urbana, que Sinop tem a capacidade de se tornar o município referência para o Estado na ampliação da cobertura verde da área urbana. Ele participou das palestras e debates, na Unesin, sobre as ações para reforçar plantio de árvores na cidade.
“Com a união de esforços dos setores, com a experiência do Maurício Sampaio e a vontade da nossa secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, que gosta muito de árvore, Sinop tem potencial para se tornar a nova referência no quesito arborização da cidade. Com esse documento que será construído aqui hoje, de forma organizada e planejada, poderemos servir de referência para Mato Grosso”, declarou.
O evento debateu com especialistas, estudantes, entidades representativas, pesquisadores da Embrapa e UFMT a elaboração de um plano de arborização urbana, com a meta de transformar a cidade até 2030 e “ser a cidade mais arborizada de Mato Grosso. A missão desse workshop é agregar forças, pessoas e projetos para que a meta seja cumprida com qualidade. Afinal os benefícios são inúmeros, principalmente no que refere à saúde respiratória e psicológica”, comentou o presidente da Comissão de Ampliação da Cobertura Verde de Sinop da Unesin (União das Entidades de Sinop), Amadeu Rampazzo Junior.
O encontro tem como palestrante principal o engenheiro Florestal, formado pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ecologia e doutor em Biologia Vegetal, analista ambiental do Instituto Ambiental da Prefeitura de Maringá (PR) e coordenador de equipe do Plano Gestor da Arborização Urbana de Maringá (PGAU), Maurício Bonesso Sampaio. A palestra abre o evento e servirá de baliza para o desenvolvimento do plano de Sinop.
A secretária Ivete Mallmann foi a segunda palestrante do evento expondo o histórico, diagnóstico e desafios para o processo de arborização em Sinop. Outra palestra foi do médico Milton Malheiros, um dos idealizadores da Associação Floresta Urbana.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.