O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix (PSL) inaugurará na próxima sexta-feira, o laboratório tecnológico com mais de 2,8 mil metros quadrados, que modernizará a matriz econômica de toda região com serviços de certificação para a agroindústria. A unidade foi construída no Parque Tecnológico, que tem uma área de 150 hectares, com espaços para realização de feiras tecnológicas, universidades, incubadoras, horto medicinal, auditório entre outros.
De acordo com a assessoria, a obra do laboratório de pesquisas foi dividida em duas etapas. A primeira a estrutura física que recebeu investimentos de R$ 12,6 milhões, viabilizado através de financiamento público contratado pela prefeitura com a Caixa Econômica Federal autorizado pela câmara de vereadores.
Na segunda, foram mais de R$ 4,5 milhões em equipamentos pela Universidade do Vale do Taquari – Univates de Lajeado (RS), que será responsável pela gestão do laboratório através da Unianálises. “Desde quando iniciamos esse projeto, tínhamos o objetivo de projetar Nova Mutum no cenário nacional, conseguimos avançar significativamente e agora vamos dar mais um grande salto com a inauguração do laboratório de pesquisa que será gerido por um dos principais laboratórios do país que é a Unianálises”, avaliou Felix.
O gestor municipal afirmou ainda que o momento é histórico para o desenvolvimento de Nova Mutum, já que o Park Tech é uma rede em movimento integrado, onde empresas, fornecedores, instituições governamentais, universidade e sociedade estarão conectadas. “Esse projeto conecta Nova Mutum aos grandes parques tecnológicos do país, e o inicio das operações do laboratório é um grande avanço, principalmente no que se refere a análises de toda a nossa região, em áreas diversas como alimentos, componentes, microbiologias, entre outros, impulsionando assim a verticalização e atração de novos investimentos”.