A prefeitura de Colíder (160 quilômetros de Sinop) publicou, nesta sexta-feira, um novo decreto municipal que torna mais rígidas as medidas restritivas no município. Bares e conveniências devem encerrar as atividades às 19 horas. Pizzarias, lanchonetes e restaurantes poderão ficar abertos até 21h. Os postos de combustíveis ficam autorizados a funcionarem até 22 horas.
Também fica estipulado o toque de recolher em todo o município entre as 21 horas e 5 horas. Neste período, funcionarão apenas as atividades essenciais como farmácias, unidades hospitalares e serviços funerários, entre outros. O decreto também reforça as regras e recomendações para estabelecimentos comerciais, feiras, igrejas, academias, construção civil e atividades esportivas e ao ar livre.
Outra novidade publicada no novo decreto é a proibição de festas residenciais. O prefeito Noboru Tomiyoshi justifica que os moradores estão banalizando os cuidados de combate à convid-19, o que torna necessário o endurecimento das medidas restritivas em Colíder. “Uma parcela da população não está tomando os devidos cuidados, não está com a preocupação com as demais pessoas”, avalia.
Os restaurantes poderão funcionar respeitando as medidas de prevenção, higiene, assepsia e distanciamento mínimo de três metros entre as mesas. Esses estabelecimentos devem dar preferência à venda e à retirada dos alimentos no balcão. Escolas de idioma e de cursos livres de informática estão autorizadas a funcionar. Os velórios terão duração máxima de 12 horas, com a participação resumida aos parentes. Em táxis, fica proibida a utilização do banco da frente pelo passageiro.
O prefeito lembra que Colíder possui cerca de 10 mil moradores que fazem parte do grupo de risco. “São pessoas com mais de 60 anos ou que apresentam alguma comorbidade, em tratamento de saúde e com baixa imunidade. São pessoas fragilizadas e que, com certeza, estão se cuidando e se isolando em casa. E é em nome dessas pessoas que não podemos descuidar e vamos apertar um pouco mais as nossas condutas dentro do município”.
Segundo o gestor, estava havendo uma movimentação muito grande em bares e, na cidade, durante todo o período noturno, inclusive, nas madrugadas. “Por isso, decidimos editar um novo decreto e restringir mais as atividades e a movimentação de pessoas. E chamo a atenção da população para que nos ajude e ajudem as pessoas mais fragilizadas. Nessa hora difícil devemos unir nossas forças e, juntos, vencer o coronavírus”.
Colíder fechou a semana com 70 casos positivos registrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o boletim informativo divulgado nesta sexta-feira, um paciente permanece internado, 20 cumprem isolamento domiciliar e 47 pessoas estão recuperadas. Até o momento, dois moradores morreram.
Foram contabilizados nesta sexta-feira 21 casos suspeitos e que aguardam resultados dos exames. Os testes rápidos e os exames realizados pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen) apontaram 213 casos negativos. Os pacientes em isolamento domiciliar estão sendo monitoradas pelas equipes da saúde municipal.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rafael Bosco, os dados estão norteando todas as medidas adotadas e o planejamento no município. “Estamos acompanhando e observando como a doença está evoluindo em Colíder. A gente pede à população que se cuide e nos ajude a combater essa pandemia”, comenta.