O primeiro dia de trabalho do prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e o vice, Dalton Martini (Patriota), foi de reunião de urgência com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, União das Entidades de Sinop, Câmara de Dirigentes Lojistas, secretários e outras autoridades para discutir medidas de combate ao Covid-19. Ficou definida a recriação de um comitê de trabalho que definirá ações conscientização, fiscalização, prevenção e gestão do sistema de saúde destinado ao tratamento dos casos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a preocupação é como encontrar meios de reduzir os índices de contágio e com as empresas abertas, mantendo a economia da cidade e saúde em equilíbrio. “Somente com o compromisso de todos é que poderemos salvar vidas e empregos”, alertou.
Na reunião, a Unesin se comprometeu ainda com a doação de máscaras à secretaria municipal de Saúde, que fará destinação aos profissionais da linha de frente na fiscalização e atendimento a pacientes. “Conscientização e prevenção são as únicas alternativas para salvar vidas e garantir a saúde da economia”, destacou o presidente da Unesin, Carlos Henrique Soares da Fonseca.
Já a diretora da ACES, Mari Tavares, garantiu que os trabalhos da entidade de conscientização continuarão e serão redobrados. “Temos trabalhado muito para orientar nossos associados, mas vamos intensificar esse projeto já a partir dessa semana”, ressaltou.
Segundo o presidente da CDL, Marcos Antônio Alves, a entidade nunca diminuiu as ações de conscientização com seus filiados mas garantiu que intensificará a abordagem. “De fato o Coronavirus exige a união e o cuidado de todos, e lembrar as medidas protetivas é o melhor caminho, por isso sempre pedimos a população que use a máscara, o álcool 70% e evite as aglomerações”, completou.
Sinop registrou, desde o início da pandemia, 9.765 da doença. Destes, 9.329 estão recuperados, 266 em isolamento domiciliar e 23 internados, sendo nove em Unidades de Terapia Intensiva e um em enfermarias do hospital regional. Além disso, são 147 vítimas fatais e um óbito sob investigação.