O primeiro Encontro das Pessoas com Deficiência começou ntem à noite com a palestra sobre surdocegueira, pela equipe do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), de Cuiabá. Presente na abertura, o prefeito Juarez Costa, destacou a importância de encontros nesse sentido, que garantem a discussão pela acessibilidade e a integração de toda a sociedade.
A coordenadora do Casies, Silvana Consuelo, destacou que ontem foi repassada a parte teórica da formação sobre surdocegueira e nesta manhã foram realizadas dinâmicas de grupo. "A ideia é trabalhar a inclusão, a socialização entre todos os portadores de necessidades especiais", explicou Silvana.
Também nesta manhã foram abordados os temas acessibilidade, com o secretário de Trânsito, Júlio Dias, e saúde do homem, com o médico Kleber Queiroz Tobias. Esta tarde são debatidos direitos e benefícios adquiridos, com o advogado Adriano Dornelles Dias.
Amanhã, as atividades iniciam às 7h e se estendem até às 11h com oficinas e debates sobre o tema e uma discussão sobre os benefícios com a assistente social do INSS, Elaine Martins da Silva Souza. Em torno de 90 pessoas portadoras de deficiência participam do encontro.
A idealização do encontro é da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (Adevas). De acordo com a secretária, Ivone Costa, a meta é a discussão de uma política publica orientada à igualdade e que possibilite a efetiva inclusão social de toda a sociedade.