O prefeito Francis Maris Cruz, de Cáceres (218 km de Cuiabá), informou oficialmente, esta tarde, que deu início a uma reforma administrativa de gestão, promovendo a junção de quatro secretarias, devido à situação financeira por que passa o município, a que classificou de “muito difícil”. A secretaria de Esporte com a de Assistência Social e a secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico com Turismo e Cultura. Já a secretaria de Fazenda une-se a de Planejamento, enquanto a de Administração junta-se a de Finanças.
Ele informou ainda que a medida de contenção de despesas irá diminuir também o número de coordenadores de algumas secretarias. Outra medida anunciada por Francis para conter despesas diz respeito aos gastos operacionais da Administração.
“Haverá cortes de combustível, telefone, energia e outros insumos que possam contribuir com economia”, assegura o prefeito, justificando que estas medidas também precisam ser tomadas para que o município não tenha mais dificuldades no futuro.
Sobre o trabalho de cada secretaria e departamento, o prefeito explica que os secretários nas pastas unidas irão acumular as funções de gestão, da mesma forma que coordenadores vão herdar trabalhos de coordenadorias juntadas.
“Hoje, a prefeitura possui mais de R$ 20 milhões em títulos da dívida ativa protestados. Por isso, pedimos aos contribuintes que quitem os débitos para que continuemos a prestar serviços e obra de qualidade”.
Francis explica que a crise financeira levou a tomar medidas mais enérgicas. “Infelizmente temos que cortar na própria carne, com a necessidade de enxugar a máquina administrativa para dar conta dos compromissos com salários e fornecedores, mantendo a prefeitura em dia com suas obrigações e pagamentos”, ressaltou o prefeito, por meio da assessoria.