O prefeito eleito de Sorriso, Chicão Bedin, vai se reunir, hoje, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para tratar da instalação do centro de pesquisas da Embrapa no município. “Vamos buscar garantir para Sorriso este indispensável centro para fortalecer a atividade agrícola em nosso município”, disse Chicão, que também está em busca de emendas parlamentares, no orçamento da União, para obras e ações em 2009.
O centro de pesquisas é disputado por Sorriso e Sinop. Diretores da Embrapa estiveram nas duas cidades, fazendo levantamentos e conversando com lideranças. O vice-prefeito sinopense, Aparecido Granja (DEM) liderou comitiva de políticos mato-grossenses e dirigentes de entidades que foram a Brasília e pediram a instalação do centro para Sinop. O prefeito Nilson Leitão esteve com Stephanes, há cerca de dois meses, reforçando a cobrança. Os investimentos são de R$ 12 milhões e o centro vai ter papel decisivo para auxiliar produtores e empresários da área florestal a obterem melhores resultados.
A Embrapa ainda não decidiu onde o centro será instalado. Sorriso argumenta que é campeã brasileira na produção de soja e precisa o centro para fortalecer ainda mais a qualidade dos grãos e desenvolver novas cultivares. Sinop aponta que é pólo regional, que o centro instalado no município vai beneficiar municípios até na divisa com Pará e que a unidade poderá fazer pesquisas com foco na área ambiental para auxiliar também o setor madeireiro na área de reflorestamento.
O governo federal não informou quando anunciará qual cidade ganhará o centro da Embrapa.
(Atualizada às 16:10hs)
Leia ainda:
Sorriso e Sinop esperam decisão de Embrapa para centro de pesquisas