O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), solicitou ao atual prefeito Chico Galindo (PTB) que encaminhe à câmara um projeto que transforma cinco secretarias em três. Para Mauro, isso aumentará a eficiência da gestão e reduzirá custos da Prefeitura de Cuiabá.
Pelo projeto, a Secretaria de Juventude e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico se fundem, dando lugar à Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Cidadania e Juventude. Com o remanejamento da área de cidadania, a Secretaria de Esporte e Cidadania passaria a se chamar apenas Secretaria de Esporte.
Ainda conforme o projeto, as secretarias de Cultura e de Turismo (hoje assuntos tratados em órgãos separados), também se fundem, formando uma só: a Secretaria de Cultura e Turismo.
A decisão foi tomada em reunião com a equipe de transição, ontem à noite, quando foram apresentados os números e a situação real das áreas sociais da gestão municipal. De acordo com o prefeito eleito, as secretarias serão fundidas sem prejuízo de nenhuma área social. “A prefeitura deve ser leve e eficiente. Vamos enxugar com responsabilidade, pois sabemos da importância das atividades exercidas em cada pasta; mas o nosso foco sempre deve ser o serviço que chega ao cidadão”, afirmou Mendes.