O prefeito Miguel Vaz e o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso, Wenceslau Júnior, assinaram hoje o termo de cooperação técnica para implantação das unidades do Serviço Social do Comércio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Lucas. A parceria prevê a disponibilização de um espaço bancado pelo município, com mais mil metros quadrados, na avenida Mato Grosso, no centro.
“Esse equipamento contribuirá muito para o setor do comércio, além de serviços para os trabalhadores. Essa é uma grande conquista para os luverdenses. Estamos com sentimento de realização. É a concretização de um sonho”, afirmou o prefeito Miguel Vaz.
A contrapartida do Sistema Fecomércio-MT será executar as obras e serviços de adequação da infraestrutura do local, adquirir todo mobiliário e equipamentos necessários para instalação do Sesc e Senac. A previsão é que os serviços já iniciem em fevereiro de 2024.
“Queremos oferecer para Lucas do Rio Verde, através dos braços sociais do Senac, a qualificação de mão de obra para atender a pujança da cidade, e o Sesc para atender a população comerciária, através das nossas academias, das unidades móveis e todo serviço que possa atender o município”, destacou o Wenceslau.
O Centro de Educação Profissional do Senac-MT terá 580 m² de área construída, entre ambientes pedagógicos e administrativos, e capacidade para atender 516 alunos por dia. Serão dois laboratórios de tecnologia e informática, quatro salas de aulas polivalentes e adaptáveis aos mais de mil títulos de cursos profissionalizantes do portfólio da instituição distribuídos em 29 segmentos de atuação do comércio de bens, serviços e turismo. A unidade do Sesc-MT contará com academia, serviços odontológicos e Central de Relacionamento com o Cliente.
“Sabemos que a qualificação é importante em todos os setores e eu costumo dizer que cada um real investido em capacitação, você gera de 4 a 6 reais de renda. Então, a capacitação do Senac vai contribuir de forma grandiosa na vida daquele que precisa e quer ter seu primeiro investimento, seu primeiro empreendimento ou primeiro emprego. O Sesc vem para dar amparo para social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Também estiveram presentes durante o ato o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, o secretário de Governo , Alan Togni, o vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Sérgio Pessoz, diretores regionais do Sesc e do Senac-MT, Allan Serotini e Edson Dahmer, o superintendente, Igor Cunha Gomes, os vereadores Marcio Albieri, Wlad Mesquita, Daltro Figur, e empresários.