PUBLICIDADE

Prefeito e médicos avançam negociações para encerrar greve em Cuiabá

PUBLICIDADE

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), anunciou hoje que atendeu mais dois pontos da pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed). Uma se refere ao Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) enquanto que outra diz respeito ao pagamento do prêmio saúde aos profissionais que cumprirem licença maternidade. Ele aguarda agora um novo posicionamento da categoria, que fará uma assembleia geral esta noite (30), para decidir se a greve, que entra na quarta semana, será encerrada.

“Estamos nos empenhando para chegar a uma solução. Não queremos nenhum profissional fora da rede, mas precisamos garantir o pleno atendimento a população até o final desta semana”, disse Wilson Santos, durante a quarta rodada de negociações envolvendo as lideranças da categoria, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM).

A revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) proposta pela categoria dos médicos foi garantida pelo prefeito, que aceitou reduzir o prazo de 90 dias para 60 dias. O estudo e análise de horas trabalhadas e o enquadramento dos profissionais conforme tempo de serviço e especialização será encaminhado para a aprovação do legislativo municipal. Caso seja aprovado, o projeto de lei deve entrar em vigor a partir do ano que vem. “Assim que o parlamento aprovar, em 72h eu sanciono”, assegurou o prefeito.

Os vereadores Lúdio Cabral (PT) e Paulo Borges (PSDB) participaram da reunião e firmaram compromisso de aprovar o projeto de lei o mais rápido possível. “Assim que chegar o projeto de lei à Câmara, nós vamos aprova-lo em regime de urgência”, disse Cabral.

Wilson Santos informou que o pagamento do prêmio saúde durante os seis meses em que as profissionais de saúde cumprirem licença maternidade serão pagos pela Prefeitura de Cuiabá. O prefeito também sinalizou com a flexibilização quanto à participação de médicos em congressos pelo menos uma vez ao ano. “Mas a participação do profissional em congressos precisa ser pertinente a área de atuação”, explicou.

Já os itens que se referem às férias, 13º e atestado médico serão analisados novamente.  O prefeito assegurou que durante a reforma do Pronto Socorro que começa no próximo mês, as policlínicas do Verdão e do Planalto estarão suprindo a demanda da cidade. “Reformamos as policlínicas que duplicaram de tamanho e receberam novos equipamentos”, concluiu Wilson.

De acordo com o presidente do Sindimed, Luis Carlos Alvarenga, a reunião mostrou avanços nas negociações, que devem ser colocadas em pauta na assembleia geral do sindicato que acontecerá nesta noite. “Tivemos avanços, mas não sou eu quem decido. Teremos a assembleia e em colegiado decidiremos o que vai acontecer daqui para frente”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE