O prefeito Leandro Felix se reuniu, ontem, na prefeitura, com representantes da Rumo Logística, que detalharam o andamento das obras da 1ª Ferrovia Estadual Olacyr de Moraes, que iniciaram em novembro passado, de Rondonópolis sentido Cuiabá. Está sendo feito viaduto sobre a BR-163, em Rondonópolis, viabilizando os primeiros 50 km da ferrovia. A segunda fase das obras será da capital levando os trilhos e construindo terminais de cargas até Nova Mutum. A última fase será a construção dos trilhos até Lucas do Rio Verde (com previsão para 2028), concluindo os 730 quilômetros planejados, impactando 27 municípios na margem do traçado previsto.
A ferrovia foi idealizada, ano passado, pelo governador Mauro Mendes com o governo do Estado fazendo processo de concessão da ferrovia para escoamento da produção agrícola e demais produtos. A empresa que está construindo a ferrovia prevê investir R$ 11,2 bilhões. Do ramal em Rondonópolis a ferrovia será conectada à malha nacional em direção ao Porto de Santos (SP).
Os secretários de Gabinete, Edinaldo Nogueira, e de Indústria-Comércio, Jimmy Huppes, participaram da audiência, que detalhou o planejamento de trabalho da empresa para as obras em Mutum onde também é previsto um terminal de cargas e descargas.
O nome da ferrovia é em homenagem ao agricultor e empresário em Mato Grosso Olacyr de Moraes, falecido em 2015, que chegou a ser o maior produtor de soja individual do mundo e que chegou a bancar com recursos próprios parte das obras da ferrovia Ferronorte.