PUBLICIDADE

Prefeito e comitiva visitam fábricas no RS em busca viabilizar investimentos em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícia/Wellinton Cunha (foto: reprodução)

O prefeito Roberto Dorner (PL), o vice-prefeito, Paulinho Abreu (Republicanos) e a secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, encerraram, ontem, a visita de benchmarketing ao Rio Grande do Sul. Em Sarandi (328 km de Porto Alegre) se reuniram com o prefeito Pablo Mari (União) e lideranças locais, conheceram a indústria têxteis da cidade, que conta atualmente com mais de 200 empresas, das quais cerca de 80% nasceram a partir de qualificação profissional promovida pela administração pública e associações da cidade.

O vice-prefeito destacou que as fábricas foram criadas no final dos anos 1990, em uma época de crise financeira para a cidade e, atualmente, vendem produtos para vários Estados, incluindo Mato Grosso. “As pessoas se qualificaram e iniciaram na indústria de confecção, então é uma história importante que a gente pode se espelhar para introduzir em Sinop alguns novos conceitos de empreendimentos, podendo ser até da confecção, mas são histórias de troca de experiência muito importantes”, avaliou.

A secretária Faira afirmou, ao Só Notícias, que, há dois anos, vem fazendo um intercâmbio de ideais com associações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para entender como viabilizar para a indústria têxtil se tornar “uma nova economia” em Sinop. “Até pensando na produção do algodão que nós temos aqui e talvez iniciar até por uma indústria que utilize dessa matéria-prima para a produção da malha, que é possível de ser transformada e otimizada, fazendo com que a entrega final, a peça de roupa, chegue ao consumidor por um custo-benefício menor, porque hoje as nossas lojas precisam ir para fora, fazer coleções fora, fazer essa transição de Estados e notas fiscais, aonde o imposto acaba elevando o preço da peça”, explicou.

Ela ainda destaca que, assim como aconteceu em Sarandi, o fortalecimento da indústria pode impulsionar a qualificação da mão-de-obra, especialmente com cursos voltados para o público feminino.

A partir de agora, será feito levantamento junto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico para ver quais são as formas e ferramentas que a prefeitura possui para implantar o projeto.

Dorner agradeceu a disposição dos gestores públicos de Sarandi. “Nos receberam muito bem e nós ficamos felizes, a recepção foi muito grande e pelo último dia de nossa viagem, termos passado por essa maravilhosa cidade”, afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito e comitiva estiveram em Porto Alegre conhecendo os sistemas de gestão e controle das operações de segurança desenvolvidos nas cidades gaúchas

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP aciona prefeitura de Sorriso e quer plano para fornecer medicamentos

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso acionou...

CODEM aprova R$ 250 milhões para impulsionar economia de Mato Grosso

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...
PUBLICIDADE