PUBLICIDADE

Prefeito do Nortão diz que só assumirá gerência de hospital se dívidas forem quitadas pelo Estado

PUBLICIDADE

O prefeito de Colíder e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Noboru Tomiyoshi (PSD), disse, em entrevista, ao Só Notícias, que os prefeitos de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Matupá, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Marcelândia e Guarantã do Norte apoiaram a necessidade de assumir a administração do Hospital Regional de Colíder. No entanto, o novo gestor avaliou que isso só ocorrerá se o Estado quitar ou parcelar as dívidas atrasadas com fornecedores e empresas terceirizadas. Não foi informado qual é valor.

“Nos reunimos com os prefeitos e fizemos uma composição. Existe algumas divergências sobre a possibilidade do consórcio gerir o Hospital Regional. Porém, entendemos que o caminho para poder viabilizar um funcionamento melhor é através do consórcio. Dependerá de uma conversação com osecretário de Estado de Saúde, João Batista. Primeiro, queremos que o Estado pague suas dívidas. Só assumiremos o hospital com as contas ‘limpas’. A partir do momento que assumirmos será uma nova gestão. Queremos que sejam acertados os atrasados ou que façam um plano de recuperação de débitos. Após isso, iniciaremos o processo e transição de gestão”, disse, Tomiyoshi, ao Só Notícias.

Segundo o presidente do consórcio, será apresentado um modelo específico de gestão do Hospital Regional . “Nós vivemos uma realidade diferente na nossa região. Temos as nossas particularidades e algumas vantagens também. Porém, queremos fazer um modelo de gestão específica para gerir o hospital de Colíder. Já começamos esse diálogo e  entendemos que através do consórcios os municípios que fazem parte desta região terá um resposta mais rápida dos possíveis problemas. Isso só deve ocorrer devido ao compromisso político de cada prefeito assumiu. A intenção é contribuir porque precisamos do hospital funcionado”.

Noboru destacou que, para haver boa gestão da unidade regional, será necessário responsabilidade e ‘olhos clínicos’ dos gestores das dez cidades do Nortão. “Existe alguns pontos que necessitam ter mais responsabilidades dos gestores dos  município. Ocorre que os municípios enviam pacientes com problemas simples de saúde para serem tratados no Regional. Ou seja, caba acumulando muitos encargos e as pessoas que realmente precisam de atendimento ficam horas esperando. Os munícipios terão que assumir suas obrigações. É muito simples descarregar pacientes sem compromisso com a gestão”, criticou.

Só Notícias entrou em contato com assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, mas não obteve resposta, até o fechamento desta reportagem sobre o valor dos atrasados citados pelo prefeito de Colíder.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE