PUBLICIDADE

Prefeito diz que Sinop deve ser a 1ª a disponibilizar dados no portal da transparência

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa disse, hoje, aos representantes dos Conselhos Municipais, que estão reunidos com a secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas do Estado, Cassyra Vuolo, que pretende fazer com que Sinop seja a primeira cidade a disponibilizar dados financeiros da prefeitura no portal da transparência.  “O tribunal também está disponibilizando um site especifico para que os municípios publiquem todas as suas movimentações e, ontem, em uma reunião com a Cassyra e a equipe nos inteiramos do assunto e desejamos que Sinop seja o primeiro município a integrar o portal transparência no Estado. O TCE nos dará o suporte para isso”, declarou o prefeito. “Hoje temos no TCE um órgão que disponibiliza um trabalho conjunto com técnicas e ações itinerantes que possibilitam o crescimento dos municípios. Aderimos ao PDI (Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado) proposto pelo TCE em junho do ano passado e desde então temos recebido todo o apoio do Tribunal em ações integradas”, declarou.

Os representantes de 17 conselhos estão participando da oficina de “Identificação das demandas da sociedade em relação às políticas publicas”, na Escola de Governo, formulando as prioridades que subsidiarão o realinhamento do plano estratégico e a fundamentação do plano plurianual do município. A secretária Cassyra Vuolo detalha que “transparência e controle social são temas diretamente ligados às atividades dos conselhos municipais”. Estão em debate: proteção do gênero humano, educação, saúde, economia e patrimônio da humanidade. De acordo com a organização do evento, cada grupo levantará as necessidades e demandas sociais vinculadas à atuação do conselho com que atua e após as discussões serão sistematizadas a todos.

As ações relacionadas à transparência e acesso a informação vem sendo realizadas com a contribuição da sociedade em Sinop, desde outubro de 2012, quando a cidade sediou o evento, também promovido pelo TCE, “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”, destinado a representantes dos conselhos municipais de políticas públicas e temáticos, servidores públicos, gestores, ouvidores e controladores internos que estiveram reunidos para debater a execução de políticas publicas para planejamento estratégico. O encontro integrou o projeto de incentivo ao acesso a informação e à consciência cidadã do PDI criado pelo TCE, em 2012, e que tem como metas: apoio ao Planejamento Estratégico, incentivo ao acesso a informação e a consciência cidadã, orientação por meio de cursos presenciais e a distância, controle gerencial utilizando o Geo-obras e modernização institucional.

A oficina de hoje também integra as ações do PDI. Na região, além de Sinop, Sorriso sediará o encontro amanhã (13). Para 2013 os municípios que já realizaram a adesão ao PDI em 2012 também passaram pelo treinamento de boas praticas de gestão a partir da implantação do planejamento estratégico.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito eleito de Cláudia planeja secretariado com perfil técnico

O prefeito eleito de Cláudia, Marcos Feldhaus (União), disse...
PUBLICIDADE