O prefeito de Vera Moacir Giacomelli declarou situação de emergência da rodovia MT-140, no trecho que liga o município à cidade de Santa Carmem. O gestor afirmou que há um “eminente perigo aos usuários devido à quantidade e profundidade de buracos e da erosão em diversos pontos da rodovia, ocasionados pelas intensas chuvas associado ao intenso tráfego de caminhões”.
Segundo Giacomelli, a prefeitura não dispõe de recursos “financeiros, técnicos e humanos” para recuperar a estrada, que está “totalmente sem cascalho, além de apresentar buracos profundos em pontos isolados ao longo de todo o trecho, ocasionando insegurança aos motoristas, atrasos e prejuízos aos usuários devido as avarias constantes nos veículos”.
Com o decreto de situação de emergência, a prefeitura fica autoriza a usar propriedade particular para construção de desvios e interditar trechos que, “comprovadamente, através de laudos técnicos, representem perigo eminente aos usuários”. O decreto vale por 120 dias, mas pode ser prorrogado por até seis meses.
No final de abril, o prefeito de Vera esteve em Cuiabá, onde se reuniu com o vice-governador Otaviano Pivetta, e demais autoridades para definir a obra de asfaltamento da MT-140. Naquela ocasião, a assessoria informou que o convênio entre o município e o governo deveria ser celebrado nos 15 dias seguintes. O trecho que seria asfaltado tem aproximadamente 30,5 quilômetros.