Os municípios de Sorriso, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra entregaram o Planejamento Estratégico ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, esta manhã, em Cuiabá. A elaboração foi coordenada pelo tribunal, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Ao todo 20 municípios do Estado aderiram ao PDI.
O presidente tribunal afirmou que "a elaboração do Planejamento demonstra a responsabilidade e o compromisso dos gestores com a eficiência e a qualidade do serviço prestado à população". O vice-presidente conselheiro Waldir Teis parabenizou Novelli pela iniciativa. "É um programa que agrega o que o Tribunal tem de melhor com sua experiência técnica e compartilha com os fiscalizados". Nesse sentido, o conselheiro Valter Albano explicou que "os recursos nem sempre são suficientes para sanar todas as necessidades e é por isso que o planejamento é necessário, pois ele otimiza o modo como os recursos são utilizados".
Para o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato "o apoio do Tribunal de Contas dá maior segurança para levarmos melhores serviços até à população".
Participaram também da solenidade o procurador-geral do Ministério Público de Contas, William Brito, o coordenador do PDI, Irapuan Noce e o chefe de gabinete da Presidência, Marco Aurélio. O município de Tangará da Serra foi representado pelo chefe de gabinete do prefeito, representando Cáceres, esteve presente a secretária de Planejamento do município, Gisela Fontes, e Barra do Garças foi representado pelo chefe de gabinete, Agenor Maia.
A prefeitura de Sinop foi a primeira a entregar seu planejamento estratégico 2013-2016 realizado em parceria com o Tribunal de Contas, mês passado. Os oito primeiros municípios que iniciaram a elaboração PE e receberam as oficinas têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.
Devido ao período eleitoral no final de 2012, tais municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.
Os municípios receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.