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Prefeito de Sinop mobiliza apoio para ramal da ferrovia no Nortão

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O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, reúne-se, hoje de manhã, na prefeitura, com vereadores, presidentes de sindicatos e entidades buscando mobilizar força política para que Sinop ganhe um terminal da Ferrovia Norte Sul. No próximo dia 10, no Senado, haverá audiência pública para discutir a o projeto da ferrovia que ligará Mato Grosso ao Maranhão, escoando a safra agrícola via porto de Itaqui. Um ramal seria feito no Médio Norte e a mobilização é que seja instalado um no Nortão.

Conforme Só Notícias já informou, o Nortão tem potencial de 12 milhões de toneladas de grãos por ano e enfenta dificuldades para escoamento da safra devido a distância com portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), via terrestre. O terminal encurtaria pela metade o percurso de transporte. Hoje, são cerca de 1.800 km do Nortão até os dois portos. O projeto da ferrovia no Nortão não inviabilizará, segundo especialistas, o transporte pela BR-163 quando for pavimentada.

A ferrovia direcionará o escoamento via porto de Itaqui, no Maranhão. “Um terminal na região Norte vai viabilizar o escoamento da produção de um número bem maior de municípios produtores”, disse o prefeito Nilson Leitão, ao Só Notícias.
Ele disse ainda que a nomeação do ex-secretário Luiz Pagot para a presidência do DNIT- Departamento Nacional de Infra-estrutura- muito fortalecerá “essa luta”.

A previsão da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é que a nova ferrovia comporte trens com até 120 vagões e tenha custo operacional baixo. A capacidade de transporte chegaria a 35 milhões de toneladas/ano e permitiria a integração com rodovias como a BR-163 e a BR-158 (Araguaia). Pelo projeto original, o primeiro ramal eixo (setentrional) sairá de Miracema (TO) e irá até o médio-norte de Mato Grosso, numa extensão de 900 quilômetros.
O segundo vai de Estreito (MA) a Eliseu Martins (PI), passando pela região de Balsas (MA), outro centro produtor de grãos. Haveria o terceiro ramal que na prática seria uma extensão do traçado atual da Norte-Sul. A ferrovia hoje acaba em Açailândia (MA) fazendo a ligação com a estrada de Ferro Carajás.

Não foi mencionado pela ANTT quando as obras devem iniciar.

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