O prefeito interino de Sinop, Aparecido Granja, disse que o novo censo agropecuário e populacional deve corrigir os números do último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estimava que o município teria 99.490 habitantes.
“A nova contagem populacional vem para corrigir os números apresentados anteriormente. Nossa alegação é de prejuízos econômicos para Sinop”, disse Granja, por meio da assessoria, referindo-se ao número atual de habitantes. Ele também acrescentou que todos os repasses do Governo Federal para a saúde, educação, social, habitação são baseados no número de habitantes.
“Como estamos abaixo dos 100 mil, os percentuais de repasse são menores, inclusive do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, finalizou.
Hoje à noite, às 19 horas, o IBGE fará uma reunião em Sinop para formar uma comissão censitária que acompanhará, no ano que vem, a contagem populacional e o censo agropecuário no município. A comissão terá representantes do poder público e também da sociedade organizada.