Ao visitar hoje o novo prédio do Fórum de Sinop, o prefeito Nilson Leitão confirmou que, na próxima seman,a ele e o juiz João Manoel Guerra terão uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Paulo Lessa, para pedir a elevação da comarca a Entrância Especial. Leitão destacou que todos os requisitos exigidos para tal ação já foram cumpridos, como o número de 20 mil processos na Comarca, estrutura física e população. “O Tribunal de Justiça fez um compromisso conosco. Cumprimos com a nossa parte (ampliar o fórum), agora falta apenas a assinatura do presidente do TJ”, disse.
Após a inauguração, deverão ser instaladas mais três varas, totalizando 12 foros, aumentando em 50 ou 60 o número de funcionários já existentes. “O número de profissionais, como advogados, por exemplo, irá pelo menos triplicar. É a consolidação da nossa vocação, como prestadores de serviço, mas agora, cada vez mais qualificado”, finalizou Leitão.
O novo prédio deverá abrigar todas as varas de efeitos gerais (Cível e Fazenda Pública). Os cartórios também ficarão separados dos gabinetes, diferente do que existe hoje. “Apenas a 6ª Vara continuará com o cartório anexado ao gabinete”, conta o magistrado. A duas varas criminais vão permanecer no prédio antigo.
A construção do novo prédio do fórum começou em fevereiro de 2006. A ampliação tem aproximadamente 1,4 mil metros quadrados e foi executada a partir de um convênio firmado entre tribunal e prefeitura. A obra custou cerca de R$ 900 mil – R$ 500 mil oriundos do TJ e o restante dos investimentos de competência da Prefeitura.
Estiveram presentes na visita, o suplente de senador Jorge Yanai, os vereadores Jorge Muller, Gilson de Oliveira e Betão (Roberto Trevisan), os secretários de Governo, Helder Umburanas, de Saúde, Valério Gobbato, de Educação, Rosa Oliva de Almeida, de Infra-estrutura, Gláucio Leitão, de Agricultura, Afonso Teschima Júnior, de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Rosana Martinelli e de Transito e Transporte Urbano, Raimundo Hedvaldo Costa, os secretários adjuntos de Cultura, Fernando Assunção, de Meio Ambiente, Alexandre Picin e de Administração, Milton Figueiredo, o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sinop, Valdir Sartorelo, o coordenador do SINE, Alcides Shimizu, empresários e servidores do Judiciário.