O prefeito Lírio Lautenschlager embarcou ontem para Alemanha onde participa amanhã, da reunião de fundação da certificação internacional de biocombustíveis sustentáveis (Internacional Sustainability and Carbon Certification – ISCC) conjunto de normas específicas para biocombustíveis desenvolvido em cooperação com produtores de vários países, inclusive no Brasil e na Argentina. O ISCC também conta com o apoio e a perícia do renomado conceito GlobalGAP (Global Good Agricultural Practices), padrão utilizado em mais de 90 países sobre as melhores práticas agrícolas para a produção de alimentos.
O prefeito deve formalizar a associação de Nova Mutum ao ISCC, destacando o município como o primeiro do Brasil a se associar ao GlobalGAP e ao ISCC. Lírio buscará abrir caminho para que a soja, milho e outros produtos de Nova Mutum tenham mais espaço no mercado internacional na produção de biocombustíveis. Conforme Só Notícias já informou, Mutum foi a 5ª colocada no ranking mato-grossense das exportações, em 2009, com aumento de 133% em relação ao ano anterior.
Ainda na Alemanha, Lirio terá reuniões com o diretor do programa de certificação de biocombustíveis sustentáveis, representantes da GlobalGAP, om os integrantes do Ministério da Agricultura do governo Alemão-BMLEV e de agências especializadas em energias e recursos renováveis.
O vice-prefeito Sadi Ribeiro assumiu o comando da prefeitura no sábado. Lirio retorna dia 1º.