Os bons exemplos da agricultura brasileira, em específico o trabalho desenvolvido em Nova Mutum, através do programa MutumGap, estão deixando os europeus surpresos. A informação é do jornalista Daniel Coelho Barbosa, analista em agronegócios, radicado há cerca de 20 anos na Europa, que acompanha o prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, na convenção anual do International Sustentability & Carbon Certification (ISCC), hoje, em Bruxelas, na Bélgica.
“É inusitado virem à tona bons exemplos da agricultura, especialmente da soja, do Brasil. Os Europeus estão tão acostumados a conviver com opiniões pré-concebidas e estigmatizadas, propagadas por interesses contrários, que uma história real da agricultura brasileira, baseada em exemplos reais do amor do produtor pelo seu trabalho, comum em Nova Mutum, e também em outros lugares do Brasil, provoca surpresa”, complementou o jornalista.
A surpresa dos europeus destaca a importância da propagação de histórias como a do MutumGap. “Em síntese, isto realça a necessidade de falarmos mais dos nossos produtos com os próprios lábios. O Brasil não pode ficar de fora desta discussão em tempo de bioeconomia. Aos poucos os produtores estão vendo e aprendendo a importância de medidas de divulgação”, disse Lírio.
A apresentação do prefeito de Nova Mutum despertou a atenção de uma missão diplomática do Brasil, que está presente, hoje, em Bruxelas. A missão vai acompanhar uma reunião extraordinária do parlamento da União Européia que irá apresentar as “barbaridades da soja brasileira”. Lírio foi convidado para integrar a missão e, com o case MutumGap, mostrar que a agricultura brasileira tem bons exemplos.
Lírio permanece na Europa até o final desta semana. Na quinta-feira, em Berlim, o prefeito fala na conferência de imprensa da GlobalGap, durante a maior feira de alimentos frescos da Europa, a Fruitlogistica. Também em Berlim, na sexta-feira, encerrando os compromissos oficiais, o prefeito Lírio Lautenschlager será recebido no Ministério da Agricultura daquele país.