O prefeito Lírio Lautenschlager vai, na próxima semana, a São Paulo, para novas articulações sobre o programa Mutumgap, que busca a certificação do município no padrão internacional Globalgap. Nova Mutum é primeiro no Brasil a adotar esta postura. No foco está a comercialização com o mercado comum europeu buscando atraindo indústrias, com os mesmos objetivos, para a região Médio Norte.
No dia 22, Lírio reúne-se com a diretoria de sustentabilidade da Bayer, onde apresentará as linhas gerais do programa Mutumgap. "A ideia é que a Bayer venha a somar ao programa, como parceiro, tendo em vista que a multinacional também tem um programa, chamado Valore, que segue na mesma linha do que estamos trabalhando em Nova Mutum", explicou. O apoio seria através de treinamentos e orientações aos produtores a serem certificados.
Já no dia 23, o prefeito participa, também em São Paulo, da conferência da ISCC – International Sustainability & Carbon Certification (Certificação Sustentável de Biomassa de Carbono). Nova Mutum também é o primeiro município no Brasil a se associar ao Padrão de Combustíveis Sustentáveis. Ele irá comentar o potencial da região para a produção de biomassa destinada para bio-combustível. No roteiro está ainda visita a embaixada