Com percepção de um futuro ‘boom’ no desenvolvimento, principalmente, nos municípios do Norte e Médio Norte, o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix (PSL) destacou, em entrevista ao Só Notícias, que a chegada de linhas ferroviárias será uma ‘virada de chave’ para fortalecimento da economia e desenvolvimento do município, que está entre os principais produtores de soja e milho. Para o gestor, esta questão vai acelerar o crescimento de toda a região.
“A chegada da linha férrea vai mudar muito a situação de desenvolvimento, do crescimento. Em nossa cidade já estamos preparando, iniciamos um trabalho com a questão das universidades, escolas para começar oferecer cursos técnicos, na área de atuação da ferrovia, e todos os trabalhos que são realizados em torno”, destacou, acrescentando que outros pontos de estruturação já estão sendo pensados para preparar Nova Mutum para a chegada deste ‘desenvolvimento’.
Fortalecendo a importância das ferrovias, Leandro participou, sábado, do encontro em Sinop para articulação pela Ferrogrão (ferrovia com 933 quilômetros de extensão, que ligará Sinop aos portos de Miritituba, no Pará), organizado pelo prefeito Roberto Dorner e União das Entidades de Sinop, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
“A gente vai trabalhar em relação a Ferrogrão, que fará toda a diferença. Temos as três ferrovias que possivelmente virão para nosso Estado e é importante apoiar ambas, que todas venham”. “Já temos a iniciativa do governo do Estado, em estadualizar a Ferronorte, que chega até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e agora a Ferrogrão de Sinop a Miritituba”, ponderou.
Ainda segundo o gestor, o encontro foi importante porque trata de logística, que em sua visão, é fundamental para Mato Grosso. “Vamos dar apoio, incentivar e dizer que essas ações são importantes para fortalecer o Estado, que tanto produz”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSD) disse que a Ferrogrão trará benefícios não só para o Brasil, mas sim para o todo mundo. Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o município caminha para ser um grande entroncamento ferroviário.
O ministro Tarcísio se mostrou otimista e disse que acredita em uma reconsideração do STF na ação que travou o andamento do projeto. Deputados e lideranças de entidades também discursaram sobre a importância da ferrovia. O governador Mauro Mendes também reafirmou empenho total do Estado pela Ferrogrão.