PUBLICIDADE

Prefeito de Mutum afirma que antecipar vários feriados podem provocar ‘explosão’ de casos de Covid em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix (PSL) afirmou que a medida do governo do Estado em antecipar vários feriados como medidas com antecipação de feriados a partir de sexta-feira até o dia 4 de abril como forma de diminuir transmissões de Covid, provocar ‘explosão’ de casos. Ele apontou, através da assessoria, que Mutum cumpre o dever de casa com adoção de medidas, e ampliação de investimentos na saúde preventiva, média e de alta complexidade.

“Desde o início do ano duplicamos os investimentos na saúde para evitar situações de calamidade pública. Investimos em leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva), ampliamos o atendimento em enfermarias para 30 alas exclusivas para atender pacientes contaminados com a Covid-19. Aumentamos o atendimento médico nas Unidades de Saúde e Pronto Atendimento, para atender a nossa população”, explicou o gestor.

O gestor municipal também criticou Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), que representa a classe empresarial, se manifestar favorável ao adiantamento dos feriados. “Existe uma incoerência muito grande, nos municípios as Associações Comerciais e Câmara dos Dirigentes Lojistas estão fazendo de tudo para manter as atividades econômicas funcionando e entendemos que deve ser esse o caminho, mas na capital a Fecomércio, que representa esse segmento, foi a primeira entidade a se manifestar favorável ao lockdown branco. Exigimos uma postura diferente dessa entidade”.

Leandro reforçou ainda que a flexibilização dos horários de atendimento reduz aglomerações e consequentemente pode reduzir os impactos no comércio. “Quando falamos do comércio estamos falando e defendendo o pequeno que vende seu cachorro quente, o lojista que precisa vender suas roupas, o vendedor que precisa do trabalho para levar sustento para sua casa, por isso, defendo a abertura do comércio de maneira consciente, flexibilizada, respeitando as normas sanitárias”.

Para o prefeito, a paralisação das atividades econômicas pode ter um efeito reverso e explicou que somente as indústrias de Nova Mutum empregam mais de seis mil pessoas diretamente. “Me preocupa decretar o fechamento das atividades do comércio e indústrias por dez dias, sabemos que o momento não é fácil, temos que encarar essa pandemia de frente, mas não podemos penalizar quem gera empregos e quem trabalha pelo sustento da família”.

Conforme Só Notícias já informou, os deputados começaram, esta manhã, debater a proposta do governo de antecipar os feriados. Atualmente, 189 pessoas estão esperando por uma  UTI e teve grande crescimento no número de mortes. O projeto prevê antecipar os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios, que serão emendados com o feriado da Semana Santa, que ocorre na próxima semana. Seriam 10 dias ‘corridos’ com a grande maioria das empresas fechadas e funcionando as de atividades essenciais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE