O prefeito Miguel Vaz esteve reunido, ontem à tarde, com a secretária de Educação Superior do ministério da Educação, Denise Carvalho, e senadores, com objetivo de alocar recursos para a criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso, no município. Não foram mencionados valores pleiteados. Ao Só Notícias, o prefeito afirmou que a conversa foi muito produtiva e houve “total atenção por parte da secretária e saímos otimistas.” “Foi mais uma vez apresentado o projeto da implantação do câmpus em Lucas do Rio Verde. O projeto contempla já parte pedagógica, parte orçamentária, enfim. Antes do orçamento precisa, claro da criação do câmpus para ser implementado, o que está previsto nesse projeto na fase inicial são cinco cursos e, inicialmente, serão colocados à disposição em uma escola municipal até que conclua a construção do prédio da universidade”, detalhou o prefeito.
Ainda segundo Miguel, a relocação de recursos está prevista no projeto também e “agora, evidentemente a vontade política do MEC com apoio da bancada federal para que o câmpus seja criado, com apoio da UFMT também, que é muito importante e aí sim, criado a linha do orçamento para 2024, se for ocaso e aí a gente pode olhar nesse prazo.” O terreno onde a UFMT será construída, às margens da rodovia Izidoro Pivetta, foi definido no início do ano. O município tem prazo de 36 meses para repassá-lo para a universidade federal e ser construído o câmpus.
A proposta é que o câmpus ofereça as graduações em Agronomia, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Letras – Português/Inglês.
Os senadores Jayme Campos, Mauro Carvalho e Margareth Buzetti, o reitor da UFMT professor Evandro Soares e a professora Rosa Neide Sandes, ex-deputada federal também estiveram na audiência.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.