O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, recebeu ontem, em Brasília, do ministro da Educação, Fernando Haddad, o prêmio de destaque na gestão de merenda escolar nas escolas públicas, na categoria ‘valorização de merendeiras’. Marino foi o único prefeito mato-grossense premiado. Ano passado, Lucas do Rio Verde também foi destaque no prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a escolha não levou em conta os partidos aos quais os prefeitos são filiados, mas a boa gestão que fizeram com o dinheiro da merenda escolar. “Essa prática republicana de não olhar sigla partidária ou o credo religioso permite que a gente possa acertar mais, ser mais isento e ir formando uma consciência republicana no país”, disse o presidente.“Aqui não tem amizade. Amizade à parte, ou seja, política pública é uma outra coisa, que precisamos valorizar mais.”
A expectativa do presidente é que cerca de dois a três mil municípios se inscrevam nas próximas edições do prêmio. Segundo ele, em 2004, quando o prêmio foi criado, 383 prefeituras se inscreveram e dez foram premiadas. Na edição deste ano, as inscrições subiram para 751 e os premiados foram 25.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar existe há 51 anos e hoje é referência internacional, reconhecido inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU). Haddad lembrou que, desde 2003, o valor dos repasses para merenda da pré-escola aumentou em 250% e o do ensino fundamental, 70%. Além disso, as creches passaram a receber recursos para a merenda escolar.