O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo e secretários adjuntas que formam a equipe gestora estiveram, hoje, em Guarantã do Norte, conheceram o futuro centro de especialidades do município e o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. Gilberto disse que está conhecendo a realidade dos hospitais regionais e dos principais no interior para o governo definir medidas a serem adotadas para adequar os serviços de saúde com as necessidades de cada região.
“Esta nova planificação que estamos fazendo verificando a abrangência das especialidades que cada hospital tem. A partir daí vamos propor potencializar as ações que estão disponíveis nos diversos hospitais. E também para que o Estado possa racionalizar de forma mais eficiente o aporte de recursos para dar maior resolutividade dos serviços na área de saúde. Isso vai nos ajudar a diminuir esse fluxo de pacientes para longas distancias e também diminuir o fluxo na capital do estado. O nosso interesse principal é potencializar os serviços que são prestados nos municípios”, explicou o secretário, através da assessoria. “Apesar do momento crítico que o estado está passando, esses estudos que estamos fazendo certamente vai nos possibilitar futuramente realizarmos parcerias para fortalecermos ainda mais os serviços de saúde na região e no município de Guarantã do Norte,” declarou.
O prefeito Érico Stevam pediu apoio ao secretário para futuras parcerias. “Nós investimos 37% dos recursos do município na área da Saúde. Estamos fazendo isso para não deixarmos nossos pacientes morrerem na fila de espera. Estamos fazendo até mesmo o que é obrigação do Estado fazer. Neste momento, o que a gente espera é que o estado seja justo conosco e nos ajude cumprindo com suas obrigações. Mostramos ao secretário nossa estrutura e nosso potencial e estamos abertos para qualquer discussão que venha facilitar a vida de nossos pacientes. É muito importante essa visita que o secretário está fazendo e as ideias que ele vem apresentando se forem colocadas em prática certamente teremos muitos avanços na área da saúde”, cobrou o prefeito.