O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em entrevista a uma emissora de TV da capital, hoje, falou sobre o aumento polêmico de 25% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com ele, 50% da população da capital não paga o imposto, pois possuem imóveis com valor de até R$ 50 mil e são enquadradas como isentas. “Isso é justiça tributária, já que apenas os que possuem uma renda maior vão pagar o imposto”.
Conforme Só Notícias já informou, o presidente da câmara, vereador João Emanuel (PSD), afirmou que pretende rever o trâmite da mensagem que prevê aumento do imposto. O projeto foi encaminhado pelo ex-prefeito Chico Galindo (PTB), no ano passado.
Mendes já havia declarado que qualquer atraso na arrecadação do imposto poderia trazer transtornos. Segundo ele, os carnês já estão sendo impressos.
Para justificar o aumento de 25%, encaminhado por Galindo, Mendes elaborou uma planilha com as alíquotas cobradas em todas as capitais. Tanto nos imóveis residenciais quanto nos comerciais, Cuiabá aparece entre as que menos cobra. No caso dos comerciais só ganha de Vitória (ES), que não precisa de IPTU porque recebe royalties do petróleo.