O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, vai antecipar o pagamento do salário de dezembro, nesta sexta-feira (23), sete dias antes do último dia útil do mês. A capital conta com 18 mil servidores municipais. Segundo Mendes, o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado sempre foi prioridade durante todos os 48 meses de gestão, mesmo com a crise econômica que atinge inúmeros estados e municípios brasileiros. Neste mês, a folha de pagamento é de aproximadamente R$ 43 milhões, em valores líquidos.
“Nós cumprimos o nosso compromisso com os servidores. Pagamos 100% das folhas em dia e concedemos todas as reposições inflacionárias. Creio que isso foi um ganho importante para os servidores e para o município, porque salário em dia e condições de trabalho estimulam os servidores a desempenhar melhor o seu papel na administração pública”, afirmou o prefeito.
Além do pagamento do salário antecipado, a Prefeitura de Cuiabá também antecipou o 13º salário que poderia ser pago até o dia 20, mas caiu na conta dos servidores quatro dias antes. Somente em dezembro, o município destinou R$ 92 milhões para o pagamento das obrigações trabalhistas.
De acordo com o secretário municipal de Gestão, Eroaldo de Oliveira, as medidas são reflexos de uma boa administração, que reconhece os servidores como principal patrimônio da Prefeitura de Cuiabá e atua na busca por estimular o fomento da economia local, especialmente nesta época de crise.
“Pagar os servidores que vão colocar o dinheiro para circular neste momento tão delicado, melhora a possibilidade de o comércio ter um maior lucro e, consequentemente, o município ter maior arrecadação de impostos sobre serviços. É o governo intervindo na renda, que volta ao mercado e depois volta para o governo através do imposto”.
Não apenas o pagamento do salário em dia foi um marco da gestão Mendes, no que se refere aos servidores. Também foi destaque o pagamento de todas as recomposições inflacionárias, medidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O índice foi aplicado proporcionalmente de acordo com cada carreira até 2015. Já neste ano, o prefeito instituiu a data-base no mês de abril para a recomposição salarial de todos os servidores, de acordo com o mesmo índice. “Os servidores sempre tiveram tratamento diferenciado na nossa gestão. Sempre priorizamos o pagamento da folha e das recomposições salarias, para depois realizarmos o pagamento das demais despesas da prefeitura. Pagamos 100% de todas as recomposições salarias de 2013 a 2016”.
A criação dos Planos de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) para cinco carreiras profissionais também é um marco da gestão. Foram beneficiados os procuradores, controladores, enfermeiros, agentes de trânsito e profissionais da área instrumental. “As categorias que se colocaram na condição de discutir e negociar com a administração Mauro Mendes conseguiram os avanços nas suas carreiras”.