O prefeito de Claudia, Vilmar Giachini (PMDB) pode ser diplomado daqui a pouco, no cartório eleitoral em Sinop, informa uma fonte do Judiciário. Na última quinta-feira, a decisão da justiça da Comarca que o condenou por compra de votos foi reformada pelo TRE e, com isso, Vilmar deixa de ter registro de candidatura cassado, podendo ser diplomado, empossado e assumir a prefeitura.
Ontem, conforme Só Notícias já informou, a justiça notificou o prefeito que algumas ações na justiça comum, onde foi condenado por improbidade, lhe impediriam de assumir. Mas ele buscou efeito suspensivo para que pudesse ser diplomado. As sentenças, uma delas lhe obriga a ressarcir os cores públicos em R$ 51 mil e a perda dos direitos políticos por 5 anos, são passiveis de recursos, pois são de primeiro grau.
Com a diplomação e posse, Vilmar assumirá 47 dias depois do prazo inicial previsto. A prefeitura vem sendo comandada interinamente pelo presidente da câmara, Roberto Dal Maso.
A diplomação do vereador Ebenezel dos Santos, que também foi cassado por compra de votos e teve sentença reformada pelo TRE, está com a diplomação confirmada para esta manhã em Sinop. O prefeito também está no cartório eleitoral.
(Atualizada às 08:40h)
Leia ainda
Nortão: processos ‘barram’ posse de prefeito