O prefeito de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop), Érico Stevan Gonçalves (PRB) confirmou, ao Só Notícias, que o núcleo do Corpo de Bombeiros será inaugurado no dia 2 do próximo mês. O gestor explicou que a prefeitura alugou um prédio às margens da BR-163, na avenida Laranjeiras por R$ 4 mil para servir provisoriamente como sede dos militares.
“O município alugou e repassou ao Estado para implantar o atendimento no munícipio. A previsão é que seja disponibilizado incialmente 10 militares, duas ambulâncias de resgate e um caminhão para auxiliar no combate a incêndios. É uma conquista muito importante e prova que Guarantã é uma cidade polo. Foi feito um trabalho técnico e político para provar que temos capacidade para receber esse órgão em Guarantã".
A unidade atenderá os municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte entre outros. Atualmente, essas cidades são atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Colíder – cuja nova sede foi inaugurada recentemente pelo governador Pedro Taques – que tem dois caminhões de combate a incêndio, caminhonete de resgate rápido, ambulância e um veículo de inspeção do setor administrativo, com efetivo de 33 militares.
Érico disse ainda que o núcleo funcionará na estrutura alugada até que seja construída uma sede própria. A previsão é que a unidade dos bombeiros seja construída em uma área de 3.696 m², localizada na avenida Guarantã. O projeto de lei doando o local foi aprovado por unanimidade, pela câmara, em junho do ano passado. Também será vendido ainda este mês uma área onde funcionava o setor de tributação, que foi considerado condenado após um incêndio. Com isso, o prédio não será mais utilizado e a venda possibilitará a implantação dos bombeiros com previsão de investimento de R$ 1 milhão.