O prefeito Adriano Pivetta (PDT) confirmou, ao Só Notícias, que o município não realizará o carnaval popular, mais uma vez. Segundo ele, o assunto nem é mais discutido internamente. “A gente aboliu o carnaval (popular) faz anos. Nem existe discussão. A prefeitura não tem nenhum recurso para este tipo de evento. Não limitamos ninguém que queira fazer, mas o município, em si, não irá fazer”, explicou.
No ano passado, a prefeitura de Nova Mutum também não fez o carnaval popular, alegando falta de recursos. “A gente nunca fez e sempre deu certo desta forma. É algo que a população não quer que seja feito. Ao menos, a maioria não quer. Todos estão cientes desta minha opinião e há grande apoio. Quem quiser fazer (particular) está liberado”, afirmou, na ocaisão.
Pivetta assumiu Mutum em 2013. Desde então, os carnavais populares não foram mais realizados. Naquele ano, a Secretaria de indústria, Comércio e Turismo chegou a anunciar quatro dias de folia. No entanto, dias depois, alegou não ter R$ 180 mil em recursos que seriam necessários para a festa.
O último carnaval popular custeado pela prefeitura foi realizado em 2012.