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Prefeito cobrará extensão da ferrovia até Sinop

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A nova audiência pública, amanhã, em Brasília, servirá para discutir também os prazos para construção e a possível expansão dos trilhos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que passará por Mato Grosso através de Lucas do Rio Verde. O prefeito Juarez Costa (PMDB), participará do evento e defenderá o aumento do traçado da ferrovia para que chegue até Sinop (distante 150 km de Lucas onde haverá terminal de cargas).

A ideia do gestor é sensibilizar as autoridades para aumentar o número de municípios da região que serão beneficiados. Ao todo, seriam 20 localidades beneficiadas com este “braço” até Sinop. A área destes municípios, somadas, chegaria a um milhão de hectares com uma produção estimada em cinco milhões de toneladas, a maior parte soja e a outra parte de milho.

A assessoria da Prefeitura de Sinop informou que, pelo cronograma, da audiência serão apresentados os projetos da Ferronorte (que cortará Rondonópolis até chegar em Cuiabá) e da FICO, seus traçados, as interferências nas travessias dos municípios onde estarão situadas as estações de transbordo, as possibilidades de ramais, bem como o cronograma de licitação, suas regras e os prazos de implantação. Também estará em pauta como o governo do Estado poderá auxiliar na implantação desses projetos.

A audiência será na Câmara dos Deputados e contará com a presença diretor presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, além de deputados federais de Mato Grosso.

Conforme Só Notícias já informou, o trecho a ser construído na primeira etapa que sairá de Uruaçu (GO) e cruzará o Mato Grosso até Lucas do Rio Verde terá a extensão de 1.040 quilômetros e prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões. Recurso que, com a privatização, não sairá mais dos cofres públicos. Inicialmente a conclusão do trecho estava prevista para 2014.

Esta ferrovia está no lote de 12 trechos da EPL que serão de investimento de parcerias público-privado. Pelo planejamento, depois da ligação de Lucas com Uruaçu, um outro trecho será construído até chegar a Campos (RJ). Outro trecho fará uma ramificação que ligará essa ferrovia aos portos de Vitória e do Rio de Janeiro. Haverá outras linhas, que acabarão por ligar também até o Porto de Santos. Ou seja, será uma nova opção para os produtores mato-grossenses escoarem a produção até o porto paulista.

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