O prefeito Juarez Costa e o presidente da câmara, Mauro Garcia, reuniram-se, ontem à tarde, com o vice-governador Silval Barbosa e pediram apoio para que a SEMA -Secretaria Estadual de Meio Ambiente- agilize a análise da documentação da área destinada a implantar o DIC – Distrito Industrial e Comercial- onde devem ser instaladas novas indústrias e empresas. A secretaria tem que liberar a LAU (Licença Ambiental Única) para que a prefeitura possa implantar rede de energia elétrica, fazer pavimentação asfáltica e fazer a divisão dos lotes.
“Estamos buscando destravar esta questão ambiental. O vice governador disse que vai pedir prioridade para este assunto. Não foi falado em prazo, mas esperamos que seja o quanto antes”, revelou o presidente Mauro Garcia, ao Só Notícias. “Desde o ano passado, a prefeitura fez esta solicitação e até agora não houve resposta”, acrescentou. Mauro afirmou que não existe pendência de documentação por parte do município para que seja elimitida a LAU. “O que falta é a Sema resolver o problema. Isto tem que ser prioritário porque significa geração de empregos e renda para Sinop com as empresas que vão se instalar”, concluiu.
O futuro Distrito Industrial e Comercial de Sinop terá 913.646,40 m2, dividida em 552 lotes, na estrada Ruth, próximo ao parque de exposições da Acrinorte. As empresas instaladas no novo distrito industrial, agora batizado de “loteamento”, receberão benefício da redução de impostos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e alvará a partir do funcionamento do empreendimento, sendo 100% no primeiro ano, 90% no segundo ano de instalação, 70% no terceiro, 50% no quarto, 30% no quinto ano e 20% no sexto ano de instalação.