PUBLICIDADE

Prefeito assina compromisso para criar centro de referência do autista em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, assinou hoje um termo de compromisso para viabilizar a criação do primeiro Centro de Referência para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital. A iniciativa é fruto da parceria entre a prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Ao lado de autoridades do Judiciário, Abilio destacou que o município está empenhado em buscar apoio de diversas instituições para atender a população autista. “Nós estamos buscando todas as parcerias possíveis, e o Tribunal de Justiça também, para implementar as melhores medidas de cuidado. Cuiabá tem uma demanda reprimida por atenção. Vamos trabalhar junto com o TJ, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida dos autistas, desde as crianças até os adultos que precisam de acompanhamento e laudo”, afirmou.

O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, também ressaltou a importância do evento e da união entre os poderes. “O autismo não é uma causa de um dia, é um compromisso permanente do nosso Judiciário. Reafirmamos aqui nosso compromisso com a diversidade e os direitos humanos. A criação do centro de referência é um marco de respeito e empatia com as famílias atípicas e um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva”, declarou.

Muito emocionada, a vice-presidente do TJMT e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, elogiou a sensibilidade do prefeito. “Para minha surpresa e alegria, chamei o prefeito Abilio para participar desse projeto e ele apertou minha mão e disse: ‘conta comigo’. Só o senhor mesmo para abraçar essa causa. Isso é como se fosse um filho nosso. Temos muitos autistas carentes em Cuiabá e o tratamento é caro. Esse centro será fundamental para garantir dignidade a essas famílias. Estou profundamente emocionada e agradecida.”

O evento é a terceira etapa da capacitação promovida pelo TJMT. A programação conta com palestras de especialistas em saúde, educação e direito, voltadas à profissionais da rede pública e à comunidade em geral. A próxima fase do projeto ocorrerá no segundo semestre em cidades do interior do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretária de MT integrará grupo que revisará Lei de Publicidade no país

Mato Grosso está entre os seis Estados que integram...

Blairo Maggi anuncia apoio a Pivetta; “futuro governador’

O ex-ministro e ex-governador Blairo Maggi confirmou, hoje, que...
PUBLICIDADE